quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Visita Estudo - Santiago Compostela

Decorreu no passado dia 1 de Março uma Visita de Estudo à cidade Espanhola de Santiago de Compostela, na qual participaram os alunos das duas turmas do curso EFA-B3. Bevemente publicaremos mais fotografias
.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Filme - O Dia Depois de Amanhã





Filme visualizado pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos da Escola Profissional de Fermil - Celorico de Basto, no âmbito da disciplina de Cidadania e Empregabilidade.


Nota: Aconselhamos a Visualização do Filme.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A que estado Chegou o Planeta Terra



Trabalho Elaborado Por:

GRACINDA ANDRADE

ANABELA ANDRADE


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado no âmbito do programa da disciplina de Cidadania e Empregabilidade do curso EFA-B3.
Neste trabalho tentamos fazer com que cada pessoa ao lê-lo o compreenda e veja em que estado se encontra o nosso planeta terra podendo desta forma contribuir para o revés da situação em que o nosso planeta se encontra.



CURSO EFA 1
Aula: 20 de Novembro de 2007

A que estado chegou a terra?


Somos diariamente bombardeados com notícias aterradoras mas muitas vezes desconexas. Fique a conhecer o panorama negro que se abateu sobre o planeta. A visão predominante no ocidente tem sustentado pelo menos uma perspectiva subtil que o mundo e tudo que nele existe servem para nos beneficiar. A terra em geral tem sido considerada um imóvel inanimado disponível para nossa espoliação.

O termo mudança de clima. Alterações climáticas ou mudanças climáticas refere-se a variações do clima global ou dos climas regionais da terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudança de temperatura precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos, em relação as medias historias. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alteração, sua classificação do clima de koppen, classificação do clima de thornthwaut e classificação do clima de mortome. Podem estar em causa mudanças no estado, médio da atmosfera em escalas do tempo que vão de décadas ate milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema terra, atmosfera, por forcas externas como por exemplo variações na actividade solar, ou mais recentemente pelo resultado da actividade humana.



A POLUIÇAO COMO UM FENOMENO DA SOCIEDADE TECNOLOGICA

Ao longo de milhares de anos as actividades humanas foram as principais responsáveis pelo desaparecimento de numerosas espécies de seres vivos.
No entanto, pode dizer-se que ate aos nossos dias não estava ameaçada a existência da vida na terra.

Que se passa hoje?

O homem da ciência alerta-nos com existência crescente para o perigo de uma contaminação generalizada da terra. A destruição dos delicados equilíbrios ecológicos da espécie humana pode estar em perigo. Conhecidas como são as principais causas desta situação o avanço tecnológico.
Incontrolado e a explosão demográfica pode dizer-se que a sua solução depende das leis existentes em cada pais.
Aceite a poluição como um fenómeno decorrente da cidade tecnológica, são já numerosos os países que procuram minorar os seus problemas ecológicos crescentes, aplicando leis rigorosas quer as industrias poluentes, obrigando-as a tratar dos resíduos tóxicos, quer as industrias que podem contribuir para o desaparecimento de certas espécies, como a da pesca que deve devolver ao mar certas espécies, peixes de determinado tamanho ou alem de certa quantidade.
Alem disso divulgam-se largamente os processos de planeamento familiar e em países super populosos incentivam-se mesmo as populações a não procriarem, na china o ordenado da mulher e reduzido por cada novo filho e na índia cada homem que se esterilizar recebe uma certa quantia.



UM BURACO NA ALTA ATMOSFERA


A rarefaçao da camada do ozono tornou-se num dos maiores problemas ambientais do planeta. Ainda que a reacção a este problema comece a produzir resultados positivos, só dentro de um ou dois séculos se poderá atingir uma recuperação completa.
São diversas as substancias químicas que reagem com o ozono, destruindo-o. A lista negra dos produtos danosos inclui óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos escapes dos veículos e o dióxido e monóxido do carbono libertados pela combustão do carvão e do petróleo. Mas em termos de efeitos destrutivos sobre acamada de ozono, nada se compara ao grupo de gases designados por clorofluorcarbonetos os conhecidos cfcs.
Eles foram sintetizados pela primeira vez há cerca de setenta anos, entrando nos circuitos comerciais pouco depois. Foram desenvolvidos como substitutos seguros dos refrigerantes tóxicos, a base de dióxido de enxofre e amónia, usados na altura e passaram a ser integrados numa grande variedade de aplicações industriais, comerciais, domésticos , primeiro como gases refrigeradores e depois como agentes propulsores.
Constituídos por cloro , flúor e carbono os cfcs foram muito cetilizados como isolantes em aparelhos de ar condiciona doas, em solventes de limpeza na industria electrónica, em espumas sintéticas usadas no combate a incêndios, na produção de materiais plásticos para embalagens entre outras aplicações.


PLANETA TERRA


Testes nucleares, queimadas nas florestas tropicais, derramamento de óleo nos oceanos, poluição industrial dos veículos estão a levar o nosso planeta para um caminho ruim, as consequências nos já podemos sentir as estações do ano parecem malucas, faz calor no Inverno com temperaturas iguais as de verão, faz frio no verão, enfim tudo esta fora de sincronia e o culpado e um só O HOMEM.


CICLO SOLAR


A temperatura da terra depende do sol, que emite radiação em direcção á terra. Esta radiação é a radiação solar que em parte é reflectida para o espaço e o restante é absorvido pela terra em forma de calor. Esta energia não chega á terra em forma de calor. Esta energia não chega á terra de maneira uniforme apesar do sol ser uma estrela de classe G e ser muito estável.



CAUSAS


Embora as mudanças climáticas globais possam ter origens em causas naturais são observadas na actualidade mudanças que podem ter outras causas vêem sendo explicadas de formas diversas e a partir de diferentes perspectivas. Não há, no entanto, uma teoria comprovada capaz de concluir o que realmente esta provocando o aquecimento global que e, sem duvida, um facto. Entre as causas comprovadas e as prováveis encontram-se as seguintes.



CAUSAS NATURAIS


O fenómeno da mudança do clima e um evento que pode acontecer de forma natural.
Assim, esse fenómeno pode ter causas com origem externa de fora do planeta bem como origem terrestre.


INFLUENCIA EXTERNA


Dentre as causas com origem fora do globo terrestre temos as causas com origens solares, que vão desde a variação da energia solar que chega a terra ate a variação da própria orbita terrestre.



FORMAS PARA COMBATER A DEGRADAÇÃO DO PLANETA TERRA.


EX. RECICLAGEM. A separação dos resíduos é fundamental para o sucesso da reciclagem.

A reciclagem consiste na recuperação e transformação de qualquer desperdício, a sua importância económica traduz-se na possibilidade de aquisição de materiais por preços mais favoráveis que o dos mesmos materiais antes da sua primeira utilização o principio da reciclagem é utilizada em todos as aplicações que impliquem conservação dos recursos naturais da terra e na resolução de problemas de poluição ambiental.
A reciclagem de desperdícios durante um processo de fabrico é corrente na indústria, é o caso da indústria da madeira que aproveita desperdícios para o fabrico de aglomerados.
Começa também a ser vulgar o uso imediato de subprodutos de uma determinada indústria, é o caso fabrico de rações alimentares para animais a partir dos subprodutos dos restos de alimentos e desperdícios caseiros (gorduras, folhas etc.) podem ser transformados por compostagem para produzir adubos, os produtos testeis podem ser reciclados em adubos para utilizar na agricultura.
Pneus velhos podem ser fundidos ou triturados e transformados em numerosos produtos.
A reciclagem torna-se mais rentável se proceder á pré –separação dos produtos a reciclar com a crescente consciência ecológica das populações, este sistema está a ganhar a adesão de muitas comunidades, onde são distribuído contentores para plástico metal, vidro, papel etc.
O abandono conjunto destes materiais implica uma prévia selecção antes da sua distribuição os diferentes indústrias, reutilizar e reciclar constituem parte da conhecida sigla dos três R) reduzir reutilizar, reciclar. A reutilização e a reciclagem também permitem economizar energia.
A reciclagem também se traduz, em vários casos na melhoria da qualidade do ambiente, por exemplo a reciclagem do papel implica o corte de um menor número de árvores resultando uma atmosfera mais rica em oxigénio, ou reciclagem de um quilograma de vidro partido permite a formação de um quilograma de vidro novo industrias cervejarias e das destilarias malte Bagaços )Este processo é geralmente designado por reciclagem interna em contraponto com a recuperação do papel, metal material de vidro ( por exemplo, garrafas etc usadas.
O papel pode ser transformado em polpa e reprocessado em papel reciclado, cartões e outros produtos.
O vidro pode ser triturado e utilizado para substituir a areia na construção civil, no betão ou no asfalto, ou pode ser refundido e utilizado no fabrico de novos materiais de vidro.
Determinados plásticos podem ser refundidos e com eles fabricarem-se placas sintecticas.
Estas placas, não sendo biodegradaveis , podem utilizar-se em vedações, sinalizações, estaleiros etc.
Os metais podem ser refundidos e refabricados. Reciclar o alumínio pode poupar cerca de noventa por cento da energia gasta para fazer o mesmo objecto com alumínio proveniente da blenda chamada de minério de alumínio.


CONCLUSÃO

O presente trabalho procura alertar para alguns dos problemas que nos vão surgindo no dia a dia em relação ao planeta terra.
Este tema despertou em nós o maior interesse e curiosidade porque ao estudá-lo tivemos a certeza que iria enriquecer o nosso conhecimento contribuindo para melhorar a nossa aprendizagem.
Neste trabalho fazemos abordagem ao estado em que se encontra o planeta terra nas suas e várias vertentes, passando por um (buraco) na alta atmosfera .
A poluição como um fenómeno da sociedade tecnológica, pelas causas naturais, Influência, Externa, pelo ciclo solar acabando com a reciclagem e ecopontos aos quais muita gente ainda não dá valor. Por fim, na conclusão fazemos um alerta para que as pessoas não se esqueçam que o( planeta terra) é de todos e que todos necessitam de o respeitar para que também, por ele, possam ser respeitados.
A terra é o planeta em que vivemos e a qual devemos preservar, para que possamos manter e de preferência aumentar a qualidade de vida, tornando deste modo mais bonito o nosso( planeta terra).